Jesus é o caminho

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

COMO SERVIR A DEUS







Como servir a Deus? Será que sabemos fazer isso corretamente? De que formas podemos servir-Lo? Simplesmente O louvando, participando de culto e pregando a sua Palavra? Notamos que somente esse procedimento é exigido aos fiéis pela maioria das Igrejas. Será, então, o suficiente? Acreditamos que não porque simples deste modo somos levados a cumprir equivocadamente esta tarefa. Atuamos de uma maneira como Deus se satisfizesse apenas com devoção, religiosidade. E somos levados também a desconhecer estarmos num novo tempo: tempo da Graça e da nova Aliança.
Jesus Cristo quando esteve entre nós, já afirmava: “Não vim para ser servido, senão para servir”. Na verdade, Deus jamais precisou nem precisa de ajuda. Pelo contrário: somos nós que estamos a precisar da dele. Aliás, tudo que fazemos, o fazemos por nós e para nós. O servir a Deus significa obedecê-Lo.
Então, para que os enclausuramentos, as oferendas, as “promessas”, as imolações, as penitências dedicadas a Ele?
Será que Deus recebe a minha adoração, o meu sacrifício, a minha oferta, o meu louvor ainda que eu despreze ao meu irmão? Lógico que não porque o amar a Deus, segundo a Bíblia, implica no amar ao nosso semelhante. Portanto se existe uma forma de demonstrarmos gratidão a Ele, é fazendo distribuir esse amor. Que o culto deve ser devotado, consagrado a Deus isso é indubitável, contudo o servir deve ser unicamente a quem de fato necessita. Eis aí a grande questão ignorada por muitas igrejas. É preciso enxergar Deus dentro do nosso próximo (Mat. 25:45). Servir ao próximo é servir a Deus. Quem não enxerga Deus dentro do seu irmão, jamais O encontrará. É o que entendemos nos Evangelhos.
O que o Senhor Jesus deseja de nós – e deseja tanto que passou a sua vida aqui a nos mostrar a importância disso – é exatamente que nos ajudemos uns aos outros. Coisa que infelizmente a maioria das Igrejas parece não entender. Prefere acreditar que realizando algo para Deus, (louvores, oferendas, sacrifícios) estará no direito de reivindicar, merecer uma bênção, uma recompensa, uma graça... E assim vai de encontro à própria doutrina cristã. Ninguém pode servir a Deus se não estiver servindo ao seu irmão (Mat: 16 -21).
O Cristo nos ensina a atender primeiramente ao nosso próximo e só depois dedicarmos a cerimônias religiosas (Mat 5: 23-24) deixando bem claro o valor do “amai uns aos outros”. Na parábola do “Bom Samaritano” (Lu 10:25) Ele ilustra de forma patente como o servir ao nosso irmão é de fato mais essencial do que viver, por exemplo, dentro de um templo louvando a Deus. Já dizia o apóstolo Paulo: “Aquele que diz amar a Deus e não amar a seu irmão é mentiroso”. E como diz ainda as Escrituras: “Amar ao próximo como a si mesmo supera todos os sacrifícios e holocaustos” (Mc 12:33).
O que queremos deixar claro aqui é o que está demonstrado principalmente no Novo Testamento: o primeiro mandamento da Lei Divina não está desvinculado do segundo. Sem o cumprimento deste último, o primeiro perde o seu valor.
Concluo afirmando que para nós cristãos é necessário entendermos que o servir com amor ao nosso semelhante é a maneira mais sublime de nos tornarmos servos de Deus.

Créditos:
EVERTON CERQUEIRA

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...